quarta-feira, 27 de maio de 2015

Horta na Varanda - A Horta dos meus Pais II

Como já tinha falado anteriormente, os meus pais vivem num 4º Andar, mas mesmo assim têm uma horta. Onde? Na Varanda, pois claro! Partilho com vocês o que eles têm na horta agora. 

- As ervas aromáticas para a comida da mãe, não podem faltar. O manjericão já vem a nascer e os piri-piris já têm borbotinhos. Aqui vemos a hortelã em grande plano:


 - A Couve Galega para o caldo verde e o vizinho Aloé Vera para o sumo fortificante (nota mental: partilhar essa receita com vocês num post futuro):


- Para a sobremesa temos Morangos (se os pardalitos que visitam a varanda não os descobrirem). Os morangos deste vaso ainda não amadureceram, mas os do vaso do lado já deram para comer:


- Vaso com Lavanda para perfumar as gavetas. Se repararem bem, na frente do vaso está uma pequena oliveira :) Experiências do meu pai, que resolveu pôr no vaso um caroço de azeitona (daquelas azeitonas caseiras, lembram-se?). E resultou! O que é certo é que o caroço cresceu e transformou-se nesta pequena oliveira. Se sobreviver à varanda, irá ser depois transplantada para um pequeno terreno nosso, com todas as características para ser um olival.


- Esta plantinha não temos ainda a certeza do que será, mas parece ser algo da família das cucurbitáceas. Temos que esperar mais uns dias para ver o que dá:


Esta horta é um exemplo que, por vezes, basta só experimentar pôr uma semente num vaso com substrato, resguardar do sol directo e regar, que os frutos virão. Inspirados?

Uma boa semana quarta-feira solarenga :)

15 comentários:

Andreia Morais disse...

Adoro! Também me crescem morangos no jardim, mas nunca semeei nada :o

Gracita disse...

Olá Catarina
Não tenho esta experiência de uma horta na varanda, tenho espaço suficiente para plantal. Meu quintal é bem grande, comporta inclusive várias espécies frutíferas. Fiquei encantada com a diversidade em tão pouco espaço
Um super beijo

chica disse...

Que bom ! E tudo nasce e se desenvolve direitinho por aí! Linda horta!b bjs, tudo de bom,chica

jorge esteves disse...

Os meus êxitos são menores que os fracassos!
É um tudo nada confrangedor, mas passa...

jorge

Anónimo disse...

Tem tudo tão bom aspecto. Um aspecto saudável e cheio de cores realmente vivas. O meu namorado também tem uma horta biológica em casa e as alfaces foi aquilo em que senti mais diferença!

Andreia Morais disse...

r: Sim, é verdade, fazem mesmo!
Obrigada e igualmente*

Teresa Isabel Silva disse...

Fantástica essa horta, adorava conseguir ter uma assim cá em casa!

Bjxxx

Andreia Morais disse...

r: Muito, muito obrigada!

Teresa Isabel Silva disse...

Além de ecológicas, acho essas hortas super fofas!

Bkxxx

CARLINHA disse...

Quero uma na minha janela...

Bjos

http://chuvadecamelias.blogspot.com.br/

Bella disse...

LInda horta :) nós também vivemos em apartamento e temos aloé vera, manjerição, hortelã, stevia, capuchinhas, erva caril e espinafres. bjs

Horticasa disse...

... e têm-se experiências fantásticas
http://hoticasa.blogspot.pt/2011/06/na-varanda-do-9-andar-parte-2.html

http://hoticasa.blogspot.pt/2013/08/novidades-da-varanda-3.html

... e muito mais!
beijinho

Unknown disse...

Amei seu blog, linda hortinha, abs Mari

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Também mantenho hortinha com meus pais, é tão gostoso planta e colher. A minha mantenho na janela do apê, com chás e temperos.
Beijos!

Alexandra Aragão disse...

Já comecei a seguir o blog! Também criei um a propósito da minha varanda/horta :) é uma aventura!
https://hortelaealecrim.blogspot.pt/