sábado, 11 de abril de 2015

Sugestão de Fim de Semana - As praias de Paraty

É fim de semana!! E para começar da melhor maneira, que tal mais uma bela sugestão de passeio, no meio da Natureza? Desta vez a minha dica é para a zona do Rio de Janeiro, mais especificamente Paraty, com tudo de bom que esta zona tem para oferecer.
O município de Paraty fica localizado no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, um destino turístico conhecido pela arquitectura colonial, pelos grandes eventos internacionais que proporciona, mas é ainda mais conhecido pelas suas belezas naturais (que é o que nós tanto gostamos).
Como todos os bons destinos do Litoral, é claro que não falta qualidade em praias. E Paraty abriga mais de cinquenta delas!
Começando pelas praias mais próximas do centro, a Praia do Jabaquara é a maior e uma das mais bem frequentadas, já que tem fácil acesso aos principais pontos comerciais e turísticos. Esta costuma ser a preferida das famílias, principalmente com crianças, pois não possui ondas, e é ótima para velejar ou até mesmo aproveitar as gaivotas (pedalinhos, no Brasil). Se gostam de desporto/esporte, o Windsurf, a Canoagem e Caiaques são algumas das actividades disponíveis para se fazer. Na zona existe também uma ciclovia.
A Praia do Pontal é mais uma praia no centro, com muita animação e com inúmeras opções de bares, lojas, restaurantes e todos os tipos de comércios e atracções. Como a anterior, abriga alternativas diferenciadas de hotéis, pousadas e restaurantes para todos os gostos. Ali perto se encontra o Forte Defensor Perpétuo, um ponto de onde se tem uma vista privilegiada da Baía de Paraty e de todo o Centro Histórico. 
(Forte Defensor Perpétuo -Imagem daqui)
Com águas cristalinas e cercadas de matas nativas, as belas praias de São Gonçalo e do Sono são outras das mais conhecidas. A primeira, com um mar calmo e seguro, atrai turistas de todas as idades pelas opções de lazer que oferece. Bares e quiosques agitados e ao mesmo tempo pontos tranquilos e restaurantes de qualidade. Como é uma praia grande, uma dica é aproveitar o bom tempo para alugar caiaques, barcos ou até mesmo um banana-boat.
(Imagem daqui)
A Praia do Sono, com suas águas azuis, transparentes e areia branca fazem parte da paisagem de uma pequena comunidade de pesca (que maravilha poder ver ao vivo, estas cores), tendo trilhos e várias opções de caminhadas, que vão em direcção a piscinas naturais. 
A única forma de dormir perto desta praia é acampando, o que pode ser uma experiência bastante interessante.
(Imagem daqui)
Algumas praias têm acesso apenas por barco, mas são igualmente belas e merecem ser destacadas, como é o caso das Praias da Lula, Vermelha (com suas areias avermelhadas) Praia Grande, Prainha, Pouso da Cajaíba... É só escolher :) 
Para quem gosta de caminhadas pela Natureza, tem também em Paraty muitas opções, com acessos a trilhas, cachoeiras e outras belas paisagens.
Cada local tem o seu charme e há no município de Paraty opções para turistas de todas as idades, em qualquer época do ano. Desde arquitectura e História, a desportos de aventura e aquáticos, passando por praias e cachoeiras, e também comércio e animação, é definitivamente, um destino paradisíaco a visitar.

Para saber outras informações sobre as praias de Paraty, bem como Pousadas e Restaurantes, é só visitarem o sítio do Roteiro de Turismo, aqui neste link:

Gostaram desta sugestão? Quem  conhece, partilhe connosco a sua opinião e suas experiências :)
 
Bom fim de semana!
 
(este post é uma colaboração entre o "Ecológica, quem? Eu?" e o site  "Roteiro de Turismo")

16 comentários:

Andreia Morais disse...

Não sou fã de praia, mas não me importava nada ir lá ver essas paisagens de perto :)

chica disse...

Que praias lindas e lugares encantadores! Adorei! bjs, chica

Gracita disse...

Um convite imperdível. E praias lindas!!! Eu amo o som do mar... me dá tranquilidade
Um bom domingo com meu abraço

Horticasa disse...

Que delicia, quem dera haver tele-transporte para ir e voltar facilmente... ai! ai!
beijinho

CÉU disse...

Olá, Catarina!

Não conheço o Brasil, e nem é para te falar, com franqueza, um país que pretenda conhecer.
Toda a tua publicação sobre o município de Paraty está bastante completa e atrativa. Já lá estiveste? Só responderás, se pretenderes.
As imagens são um chamariz, sem dúvida.

Boa semana.

Beijinhos.

Te disse...

Que areal fantástico e a água tão limpinha, posso mergulhar nas fotos? Queria muito conhecer o Brasil, talvez um dia se proporcione. :-)

Anónimo disse...

Ainda não conheço Paraty, mas já ouvi muitas vezes falar da beleza desse lugar!!! Pelas suas fotos posso ver que é verdade, o lugar é lindo!!
Beijos

http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Eu sonho em conhecer Paraty mas sei que lá chove a metade do ano todo kkk! Adorei as dicas! Beijos e abraços!!!!

Andreia Morais disse...

r: Ainda chegaste a tempo :) muito, muito obrigada! Fico mesmo feliz por ler tudo isso.
Um grande beijinho*

Eliete disse...

Olá catarina, obrigada pela visita em meu blog e pela oportunidade de conhecer o seu cantinho. Estou pensando em passar uns dias em Paraty e adorei as dicas.bjs

Zilma da Silva disse...

Que paraiso, eu tenho vontade de conhecer. Parabéns pelo excelente post. Bejo

www.gattavaidosa.com

Unknown disse...

Não tive oportunidade "ainda" de conhecer de perto, amei as praias, os cenários e com certeza fiquei com muitaaa vontade de conhecer, temos tantos lugares lindos no Brasil *-*

Beijinhos!

http://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

Andreia Morais disse...

r: Ora nem mais!

Beijinhos*

Mimirabolante disse...

Já estive em Paraty duas vezes e amei. Sinto só uma grande preocupação. A ocupação pelo homem é grande, existe pouca fiscalização e os visitantes sujam muito sim, mas, os próprios moradores ( alguns ) precisam se conscientizar mais . Beijocas

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Olá! Obrigada pela visita. Adorei teu blog,já estou seguindo, compartilhamos do mesmo gosto por natureza e hortinhas. beijos e uma ótima semana!

Anónimo disse...

Vendo as fotos da praias, voltei no tempo, morei muito tempo no Rio e sempre ia a Paraty, lugar mágico e aconchegante, e realmente as prias são belas e de águas cristalinas. Vale à pena conferir. Parabéns pelo blog atua e informativo, uma viagem maravilhosa.
Bom e abençoado domingo.

bjs!