segunda-feira, 16 de março de 2015

Como fazer uma horta na varanda: Parte I

Como já partilhei com vocês anteriormente, os meus pais vivem num apartamento, mas mesmo assim têm uma horta. Onde? Na varanda, pois claro.

Cada vez mais se fala na importância do que comemos e da proveniência dos nossos alimentos. Isso leva a que cada vez mais pessoas, mesmo as que vivem em apartamentos, se aventurem a ter uma horta.

(Imagem daqui)

Eu acho que é um bom projecto, ter uma horta na varanda. Eu própria, quando vivia na cidade, tive uma pequena horta, com alguns vasos. Na altura não tinha tanta prática no cultivo, mas mesmo assim experimentei e gostei dos resultados.

Apesar de ser a favor das pessoas que se aventuram a ter (e manter) uma horta num apartamento, imagino que possa ser um projecto um pouco assustador, principalmente para quem nunca teve nenhum contacto com o campo, agricultura ou qualquer tipo de cultivo, para além de um cacto num vaso :)

Assim, distribuindo por vários posts, irei dar algumas dicas e partilhar alguma informação, para ver se as hortas nas varandas se espalham por esse Portugal fora (e mais além, se possível).

Antes de tudo, tem que haver certas condições para se poder fazer uma horta na varanda:

1º - Ter uma varanda :) 

2º - Ter vasos ou outros recipientes que possam servir como vasos, tais como, caixas de gelado/manteiga, garrafões cortados, latas grandes... Convém que tenham um tamanho razoável, para as raízes estarem "à vontade" e as plantinhas possam crescer livremente.

3º - Ter substrato ou terra. Por experiência própria, aconselho que seja usado o substrato, pois se for terra corre-se o risco que hajam sementes de ervas daninhas e que, quando se semeie alguma coisa, a sementeira seja "engolida". Antes usava terra porque não queria gastar dinheiro. Mas aconteceu-me algumas vezes essa situação e é muito frustante. Quando comecei a usar o substrato, deixou de me acontecer. Vale bem o investimento.

4º - Ter sementes, rebentos de plantas e/ou plantinhas de alfobre. Para iniciantes aconselho as pequenas plantinhas e não as sementes, por uma questão de facilidade e porque não demora tanto tempo a ter resultados, o que é sempre uma mais valia :)

5º - Pôr as mãos à obra e plantar! Ou semear!

Para início, aconselho umas alfaces ou ervas aromáticas. Mas a beleza de se ter uma horta na varanda é que se pode ter vegetais tão diversos como couves, tomates, cenouras, feijão verde, pimentos, alho francês... tudo à mão. Há até quem tenha limoeiros!
Tudo depende da área disponível, da altura do ano e do esforço de cada um.

Inspirados? Entusiasmados? Quem é que vai começar já a pôr vasos na varanda?

Partilhem comigo as vossas experiências e estejam à vontade para colocar as vossas dúvidas.


9 comentários:

chica disse...

Bem legal!!! Gosto muito,apesar de não ter! Já tentei,não deu certo, pois viajei e ficou seca a hortinha!!Tentar de novo!beijos,chica

Andreia Morais disse...

Adoro a ideia :)

Ex Não Vaidosa disse...

Saudações Catarina! Adooooooro horta! Graças a D'us não moro em apartamento! Mas confesso que devido a minha preguiça, adoro ter na cozinha um vaso com os matinhos cheirosos culinários! Beijos e abraços!

Maria Leontina Maia (MALEMA) disse...

Que bela ideia para quem gosta de hortinhas!
Gostei do texto.Elucidativo e de fácil interpretação.
Um abraço

Crista disse...

Depois desta postagem,tenho certeza de que muitos passarão a ter sua hotinha na varanda ou nos peitorais das janelas!
Tenho a felicidade de viver no meu paraíso,na nossa chácara e, só consumimos vegetais,legumes,frutas e hortaliças sem agrotóxicos.
É maravilhoso o sabor,quem experimenta,nunca mais esquece e fará de tudo para mudar a alimentação.
Adorei tua visita e só agora estou pondo meus compromissos em dia com esse mundo virtual.
OBRIGADA e um beijo grande!

Te disse...

Cada vez que começo uma mini horta, alguma coisa, que eu ainda não sei bem o quê, corre mal e acaba tudo morto. Fico ansiosa para saber as tuas dicas todas.

Iris Barbas disse...

Oi Catarina!

Aprovo a ideia! Hehehe Sei que manter uma horta num apartamento é um pouco complicado, mas não impossível.. Levo vantagem, porque moro numa casa, que tem pátio, assim cultivo a minha hortinha... Adoro!

Abraços, Iris

Horticasa disse...

Eu tenho uma horta na varanda, hoje por ex: estou furiosa porque os pombos esgravataram-me o vaso dos coentros e da salsa, acho que não se vai aproveitar nada...
Tenho uma horta na varanda onde semeio todas as sementes que aparecem, já tenho lá no quintal que semeei aqui; uma nogueira, varias nespereiras, pessegueiros, sobreiros, varias pêra abacate, para alem dos espargos que todos os anos semeio aqui e depois levo para lá, a varanda é o meu quintal em Lisboa.
http://hoticasa.blogspot.pt/2013/08/novidades-da-varanda-3.html
beijinho

Unknown disse...

Olá Catarina,

vim agradecer a tua simpática visita ao meu cantinho:))

Eu bem que gostava de ter uma horta, mas o maior impedimento é não ter uma varanda, nem quintal, nem nada. Moro num minúsculo T2 mas é meu e já fico feliz, hehehe.

Beijinhos e boa Páscoa
São