quarta-feira, 14 de maio de 2014

Celidónia ou "betadine dos pobres"


Na continuação deste post, venho hoje partilhar com vocês mais uma das informações interessantíssimas que adquiri naquela caminhada pela  Serra da Lousã.

A provar que existe uma verdadeira "farmácia" na Natureza, apresento-vos a Celidónia (Chelidonium da família Papaveraceae), também chamada de "betadine dos pobres", nome adquirido pelas suas propriedades cicatrizantes e seiva amarela.

(cliquem na foto para aumentar)

A sua seiva amarelada era usada na cicatrização de feridas e no tratamento de verrugas, por isso também é conhecida como erva-das-verrugas e erva-das-cortadelas

Outros nomes pelos quais a Celidónia é conhecida: cedronha, ceredonha, ceruda, cerúdia, erva-andorinha, erva-leiteira, grande-queidónia, leitaria, quelidónia e quelidónia-maior.

Para mais informações acerca desta plantinha medicinal, cliquem aqui (a informação está bem explícita e ordenada).

Boa semana!

Continuo com o tempo "curto" para passar aqui e nos vossos blogues, mas agradeço as vossas mensagens de apoio e farei por continuar a visitar-vos :)

9 comentários:

✿ chica disse...

Sempre informações que podem nos fazer bem! bjs, tudo de bom,chica

Andreia Morais disse...

Conheço-a como erva-leiteira :)
É sempre bom estarmos informados sobre estas utilidades

Beijinhos*

Andreia Morais disse...

Exato, a nata já é tão nosso que acaba por nos fazer lembrar não só um sítio, mas o país inteiro.
Não conheço, mas devem ser mesmo boas. Natas em formato XL é assim uma coisa do outro mundo, uma regalo para a nossa barriga, porque, de facto, quando são boas a sensação com que se fica é mesmo essa que descreveste.
Aconselho mesmo a visitar a Nata Lisboa, não só pela qualidade do atendimento (que é muito importante), mas porque são mesmo deliciosas. Estão sempre quentinhas e não são nada enjoativas (pelo menos para mim) e depois os refrescos também são uma maravilha.
Um dia que lá vás depois dá-me a tua opinião :)

Beijinhos*

Simone Felic disse...

Não conhecia esta planta , que bom
suas propriedades.
bjs
http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Bella disse...

Eu diria que a celidonia é o betadine natural que funciona e não tem quimicos toxicos :D a natureza é sempre melhor... mil vezes ;) bjs

Bella disse...

Hum adoro favas e couve galega e couve tronchuda :P ontem foi batatinha com feijao verde :D hoje ainda não sei mas tenho brocolos a precisar de usar e talvez vá acompanhar com quinoa :D beijocas

Zizi Santos disse...

Não conhecia essa plantinha também, mas a natureza é sábia mesmo, nos oferece de tudo! é só saber utilizar direitinho.
bjs
Zizi

Carla disse...

Está quase a fazer um ano que fomos à Serra da Lousã, às aldeias do Xisto...é tão bonito!!!

Tens razão quanto a Santiago de Compostela. Aliás, tinha precisamente esse post preparado para publicar e até me tinha escapado. Sai agora, impulsionado pelo teu comentário!

Beijinhos :)

Crista disse...

Estou voltando,espero estar mais presente.
Beijão...