sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros

(Ou como a crise económica afecta a nossa consciência ecológica.)

Desde 2002, que se comemora, anualmente de 16 a 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade, semana essa em que "os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de actividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objectivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.", como é referido no site da Agência Portuguesa do Ambiente.
Integrado nesta semana, é também comemorado anualmente o Dia Europeu sem Carros, no dia 22 de Setembro.
Mas, ao contrário dos outros anos, ou eu ando extremamente distraída (é sempre uma possibilidade a considerar...), ou cá em Portugal não se comemorou este dia???....
Será da crise???

Suspeito de uma destas duas hipóteses: 

1ª - Comemorou-se, mas não houve divulgação (para não gastar dinheiro, que a publicidade está cara rsrsrsr)

.........ou.........

2ª - Não se comemorou, porque as pessoas estão tão preocupadas com o buraco da Madeira, que se esqueceram!

Inclino-me mais para a 2ª hipótese. Por mim falo, mea culpa, mea culpa, nesta era de fast life, conto às vezes com a Comunicação Social, para me lembrar de coisas que devia ter na minha agenda. Mas agora só se fala no Jardim e buracos na Madeira e como o PM se comportou na primeira grande entrevista desde o início da sua legislatura (boriiing...)

Conclusão: até eu, euzinha, me esqueci deste dia! Se não fosse as colegas blogueiras mais atentas que eu (obrigada Krasiva, Monique  e Cris) que se referiram ao dia sem carros nos seus blogs, juro que este ano nem me lembrava sequer da existência do Dia Internacional sem Carros (sim, não é só na Europa que se assinala este dia, no resto do Planeta também!)


Será que para além de mim, mais alguém se esqueceu? Ou deixaram ontem o carro em casa?

3 comentários:

M Mawkitas disse...

Aqui no Brasil com quase todas as capitais com o trânsito caótico e o investimento em transporte público praticamente direcionado só para os ônibus fica difícil aderir ao dia sem carro... na cidade onde moro não há metrô e seria impossível eu ir para o trabalho de carro porque ele fica do outro lado da cidade.... Eu também me esqueci do dia sem carro e dirigi um monte ontem. Só soube que era o dia sem carro quando vi o noticiário.... Abraço!

Mimirabolante disse...

Eu fiz a minha parte !Aliás:faço todos os dias....ando a pé!de metro!de ônibus!
bjcas e obrigada pelo comentário maravilhoso no mimirabolantes.....

CSH disse...

Aqui em Brasília acho que o povo fingiu que não era com eles. Porque o que você vê de carro só com motorista indo tudo pro mesmo lugar não está no gibi. Se metade dessa turma pegasse carona com a outra metade, resolvia o problema do trânsito.
Eu fui trabalhar de ônibus e peguei carona de volta com o marido. Mas é o que sempre faço, então de fato faltou convencer a minha cara-metade a seguir meu exemplo...